Vídeo educativo desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem é premiado em evento no Canadá

22 de junho de 2017

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (NEPPSS) coordenado pelas Profas Dras Mônica Oliveira Batista Oriá e Camila Teixeira Moreira Vasconcelos participa do 42nd Annual Meeting – International Urogynecological Association, realizado de 20 a 24 de junho no Canadá, apresentando o vídeo educativo Vamos Testar o Pessário? e foi agraciado com o Prêmio de 1º. Lugar na categoria em que concorreu (Prolapso de Órgãos Pélvicos, categoria com 6 vídeos). A solenidade de entrega do prêmio será dia 22/06.
O vídeo foi desenvolvido por ocasião da dissertação de Mestrado de Karine de Castro Bezerra, orientada pela Profa Dra Mônica Oriá e co-orientada pela Prof Dra Camila Vasconcelos, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará em parceria com a equipe do Ambulatório de Uroginecologia do Hospital Geral de Fortaleza, na pessoa do Dr José Ananias Vasconcelos Neto. Ademais, tem o apoio do Grupo Cearense Interdisciplinar de Uroginecologia e Disfunção do Assoalho Pélvico, representado pelo Prof Dr Leonardo Robson P.S. Bezerra.

O vídeo foi idealizado para orientar as mulheres com prolapso de órgãos pélvicos que têm indicação para uso do pessário vaginal como tratamento de primeira escolha (e ainda, têm contraindicação para cirurgia ou que estão na fila de espera pelo procedimento cirúrgico) a aderirem ao tratamento e assim melhorarem sua qualidade de vida. Durante a construção e validação o vídeo foi avaliado por diferentes profissionais que atuam na área (enfermeiros, fisioterapeutas e ginecologistas) de instituições respeitadas no cenário científico nacional (UFC, PUC, UNIFESP, USP).

Karine Bezerra durante a graduação foi Bolsista PIBIC-CNPq, Bolsista do Ciências Sem Fronteira desenvolvendo atividades na Sapienza Università Di Roma e durante o Mestrado foi Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente está cursando o doutorado desenvolvendo um ensaio clínico a partir de um aplicativo, também desenvolvido pelo NEPPSS, para promover a continência urinária em mulheres incontinentes.

Este encontro anual é o evento de maior expressão da área de uroginecologia exatamente por ser realizado pela International Urogynecological Association (IUGA), uma organização internacional sem fins lucrativos cuja missão é buscar o avanço do conhecimento uroginecológico em todo o mundo. A base internacional da sociedade inclui representação de 70 países, com cerca de 3.000 membros, que permite a pronta disseminação de novas ideias em todo o mundo.

Durante o IUGA2017 estão sendo apresentados apenas 56 trabalhos desenvolvidos na América Latina dos quais 26 são de pesquisadores brasileiros (Argentina=6; Chile=14, Colômbia=4, México=6). Entre as pesquisas desenvolvidas no Brasil 9 envolvem pesquisadores do Ceará, incluindo a tese defendida por Dr Ananias Vasconcelos em maio do corrente ano que foi selecionada para apresentação em Poster Oral.

Termos: