Informatização dos Processos de Trabalho na FFOE

Data de publicação: 16 de maio de 2016. Categoria: Notícias

No dia 3 de maio, estiveram reunidos na Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE): o professor Camilo Almendra, integrante do Núcleo de Práticas em Informática (NPI) do Campus da UFC em Quixadá, o professor Alexandre Nogueira, chefe do Departamento de Clínica Odontológica (DCO) e as servidoras técnico-administrativas Juliane Revoredo, Luciana Ferreira ambas da FFOE e Débora Barros, responsável pelo almoxarifado do Curso de Odontologia. Através de videoconferência, também participaram diretamente do Campus de Quixadá, o professor Jeferson Morais e a Analista de Sistemas Virginia Farias.

Em pauta a implantação de um sistema de controle e estoque de materiais odontológicos que favoreça a otimização dos processos de trabalho, racionalização do uso dos materiais e melhor distribuição para as clínicas que compõem o Curso de Odontologia. A ideia é informatizar todo o processo, desde a aquisição dos materiais, armazenamento e distribuição. A integração das informações dentro do curso de Odontologia facilitará o fluxo de materiais e trará para os coordenadores de clínicas maior facilidade de estimativas de gastos e subsídios para novas solicitações.

O professor Camilo Almendra e sua equipe de trabalho realizaram previamente à reunião visitas in loco no Curso de Odontologia e traçaram um planejamento para responder às demandas apresentadas pelos chefes de departamento da FFOE. Para o professor Almendra, com a implantação do sistema, evitar-se-ão aquisições subestimadas ou em excesso, além da perda de materiais por vencimento, o que redundará em substancial economia para a Universidade.

O professor Alexandre Nogueira enaltece a importância da parceria com o Núcleo de Práticas em Informática (NPI) do Campus de Quixadá. Segundo o docente, essa parceria representa o real sentido de Universidade na medida em que as unidades acadêmicas se integram em prol de uma causa comum que trará benefícios para toda a comunidade acadêmica, para a própria Universidade Federal do Ceará – UFC e resultará em mais eficiência da assistência odontológica prestada no Curso de Odontologia para a população.

A informatização do almoxarifado representa uma primeira etapa de um projeto idealizado pela professora Lidiany Karla Azevedo Rodrigues Gerage, diretora desta Faculdade, estando ainda planejada a implantação dos prontuários digitais, o que facilitará a comunicação entre docentes e discentes sobre as condições gerais de saúde geral e oral, planos de tratamento e alta dos pacientes, além de facilitar o registro de informações com vistas à realização de pesquisas científicas.