...
...
Brasão da Universidade Federal do Ceará
Faculdade de Fármacia, Odontologia e Enfermagem
Fortaleza, quinta-feira, 24 de abril de 2014
© 2014 STI/UFC
Página Inicial seta Graduação seta Curso de Farmácia seta Farmácia - Missão e Histórico
Farmácia - Missão e Histórico Imprimir E-mail

  • Missão

A missão do Curso de Farmácia da Universidade Federla do Ceará é formar Farmacêuticos com competência científica e capacidade profissional para inserção no mercado de trabalho, que estejam comprometidos com a sociedade, e que tenham como atribuições essenciais a promoção, proteção e recuperação da saúde humana, desenvolvendo atividades associadas aos medicamentos, aos cosméticos, aos alimentos e às análises clínicas e toxicológicas.


  • Histórico

Os cursos de Farmácia no Brasil foram criados em conseqüência da Lei Nº 520 de 1832 pelo Imperador Dom Pedro II, passando a funcionar nas Faculdades de Medicina da Bahia e do Rio de Janeiro. No entanto, a primeira escola exclusiva para o ensino da profissão farmacêutica no Brasil surgiu somente em 1839 em Minas Gerais, denominada Escola de Farmácia de Ouro Preto.

No Ceará, em 12 de março de 1916 foi fundada a Faculdade Livre de Farmácia e Odontologia do Ceará, regulamentada pela Lei Nº 1391, em 02 de outubro de 1916 com a denominação de "Faculdade de Farmácia e Odontologia e de Partos do Ceará". O reconhecimento da Faculdade de Farmácia e Odontologia ocorreu em 31 de janeiro de 1940 através do decreto Nº 4149 e foi federalizada em 04 de dezembro de 1950, de acordo com a Lei Nº 1254, Portaria Nº 321 de 07 de abril de 1952 do Ministério da Educação e Saúde. A desvinculação das Faculdades de Farmácia e Odontologia ocorreu em 1965 (Lei Nº 4662/65) e em 12 de janeiro de 1967 (Lei Nº 5201) recebeu a denominação de Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal do Ceará.

Após a Reforma Universitária de 1969, a Faculdade de Farmácia da UFC passou a funcionar como Curso de Farmácia, e as disciplinas foram distribuídas em departamentos. O Curso de Farmácia passou a fazer parte do Centro de Ciências da Saúde, formado pelos cursos de Medicina, Odontologia, Farmácia e Enfermagem. Em 03 de dezembro de 1997, o Centro de Ciências da Saúde foi extinto, sendo criada a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem e a Faculdade de Medicina.

O Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará foi criado, através da resolução Nº 04 de 01 de julho de 1969, em três ciclos: ciclo básico formado por matérias das áreas exata e biológica, o ciclo profissional comum, integrado por matérias profissionalizantes e o ciclo profissional diferenciado que reúne matérias específicas das habilitações. Os modelos dos Cursos de Farmácia foram baseados na resolução citada acima, que prevê a formação do Farmacêutico no prazo de três anos e meio quando o aluno cola grau e recebe o título de Farmacêutico. Em seguida, o aluno pode optar pelas habilitações: Análises Clínicas, Indústria e Bromatologia.