COREN entrega Medalha Mérito da Enfermagem à Enfermeira Cearense

Data de publicação: 11 de maio de 2010. Categoria: Notícias

Considerada um ícone da enfermagem cearense, a Profª. Dra. Maria Grasiela Teixeira Barroso, receberá a maior insígnia da enfermagem brasileira outorgada pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), a MEDALHA DO MÉRITO DA ENFERMAGEM.

A Enfermeira é responsável pela implantação dos Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fundou o PET, vinculado a CAPES e ao MEC, no qual figura como primeira tutora. Colaborou no processo de criação e implantação da Rede de Enfermagem do Nordeste (RENE). Publicou 78 artigos em periódicos especializados e 203 trabalhos em anais de eventos. Possui 40 capítulos em publicações cientificas e 13 obras publicadas. Autora de 129 itens de produção técnica. Recebeu o título de Professora Emérita da UFC. Admirada em todo o país, a homenageada é conhecida pelo amor a enfermagem e pelo fervor com que sempre partilhou seus conhecimentos e ensinamentos. "A Dra. Grasiela Barroso é um exemplo a ser seguido. Sua dedicação ao ensino e ao aprendizado revela a nobreza do conhecimento que dignifica e engrandece a enfermagem." – Destaca o presidente do COREN-CE, Osvaldo Albuquerque, autor da proposta da homenagem junto ao COFEN. A entrega da honraria será realizada no dia 15/05 em Fortaleza, dentro das comemorações da semana da enfermagem e contará com a presença do presidente do COFEN, Manoel Carlos Neri da Silva, familiares da homenageada, docentes da UFC e demais instituições de ensino.